quarta-feira, 31 de outubro de 2012

REUNIÃO COMUNITÁRIA SOBRE ÁREA DA CACHOEIRA DO ESCORREGA


REUNIÃO COMUNITÁRIA
TEMA: ESCLARECIMENTOS SOBRE
ÁREA DO ENTORNO DA CACHOEIRA
DO ESCORREGA

Cachoeira do Escorrega - Maromba - Região de visconde de Mauá 
DIA: 4 de NOVEMBRO  -  DOMINGO
AS 19 HORAS
LOCAL: ESCOLA MUNICIPAL de MAROMBA 
 ( ESCOLA MUNICIPAL JOAQUIM MIGUEL DOS SANTOS  - PONTE da STª CLARA )


A ASSOMAR ( Associação de Moradores e Amigos de Maringá, Maromba, Vales do Pavão e Cruzes ) CONVIDA TODA A COMUNIDADE DA REGIÃO DE VISCONDE DE MAUÁ, PARA INFORMAR DAS NOVIDADES APRESENTADAS PELO NOVO CHEFE DO PARQUE NACIONAL DO ITATIAIA ( durante reunião acontecida no P.N.I. no dia 19/10/12 ) PARA ÁREA DO ENTORNO DA CACHOEIRA DO ESCORREGA, QUE RECENTEMENTE FOI ANEXADA AO PARQUE NACIONAL DO ITATIAIA.

COMPAREÇA!
SUA PARTICIPAÇÃO 
É
MUITO IMPORTANTE

Portão da propriedade comprada pelo ICMBio ao lado da cachoeira do Escorrega

7 comentários:

  1. Bom dia a todos. A direção da ASSOMAR e do Blog que me perdoem se acham que meu comentário, a seguir, trata-se de antipatia contra eles, mas eu não consigo entender o porquê de não colocarem junto ao convite uma lista de tópicos a serem discutidos.
    Uma lista de itens já existe, foi tirada a partir da reunião do Conselho do Parque Nacional e já foi discutida em reunião de diretoria (sem a presença de outros associados) em mais uma reunião sem ata.
    Na prática o que acontece então: a diretoria já tem uma idéia do que vai propor, porque eles já tiveram tempo para debater e refletir sobre o assunto; enquanto que a assembléia, que ainda não sabe o que precisa ser discutido, vai ter que tomar uma decisão em cima da hora, sem ter tido o tempo hábil para estudar, debater e pensar sobre os assuntos.
    A reunião está marcada para a noite de quatro de novembro e me informaram (não sei se é verdade, e seria bom se alguém da diretoria da ASSOMAR confirmasse) que ficou agendado que o parque receberia a resposta no dia seguinte, cinco de novembro.
    Se isso for verdade, a os membros da assembléia (que são os maiores interessados na questão), não terão tempo para avaliar as questões e elaborar propostas.
    Em suma, aparentemente, está tudo cada vez mais parecido com reunião da associação comercial aonde os assuntos mais importantes são discutidos, e resolvidos, em conversas entre amigos nos finais de semana.

    ResponderExcluir
  2. Em tempo, segundo o próprio texto do notificação a reuniào do Conselho do Parque ocorreu em 19 de outubro, portanto tem mais de duas semanas que já se sabe que haveria a necessidade de responder aos questionamentos.

    ResponderExcluir
  3. Marcelo Brito
    --------------

    Como o convite diz, é uma reunião comunitária para esclarecimentos sobre o que foi informado pela direção do P.N.I.( Parque Nacional do Itatiaia ) em sua última reunião, sobre o projeto para o entorno da cachoeira do Escorrega.

    Reunião comunitária para esclarecimentos
    É a ASSOMAR fazendo sua parte - E ASSIM SERÁ FEITO

    Não ouve reunião de diretoria da ASSOMAR para discutir tal assunto como você acusa.
    Tudo será apresentado e discutido nesta reunião comunitária.

    Após ouvir os moradores e comunidade da região, é, que a ASSOMAR poderá apresentar, numa próxima reunião do P.N.I. uma opinião sobre o tema.
    Até o presente momento (02/11/12) a ASSOMAR não recebeu nenhum convite informando data e horário de uma próxima reunião do P.N.I.

    Os representantes da ASSOMAR no conselho do P.N.I. questionaram a direção do parque se haveria uma audiência publica ou reunião comunitária do PARQUE NACIONAL DO ITATIAIA na região de Maringá e Maromba, a resposta foi negativa por parte da direção do parque.
    Gostaríamos sim, que houvesse uma, ou mais reuniões, sobre este tema em nossa região com a direção do parque, para que os mesmos apresentassem para comunidade da região, os projetos e as idéias para o entorno da cachoeira do escorrega. Os Moradores fariam os questionamentos e teriam suas duvidas esclarecidas.

    A ASSOMAR não tem sede própria, portanto dependemos dos proprietários dos espaços cederem gratuitamente, os espaços para as reuniões comunitárias. No caso desta reunião, só recebemos confirmação da liberação do espaço na escola municipal, no dia 31/10/12 (quarta feira), e ai, passamos a divulgar os convites para reunião neste mesmo dia.

    Vale lembrar que os membros da diretoria não são funcionários públicos. As pessoas que ocupam cargos na diretoria da ASSOMAR são pessoas da comunidade fazendo um trabalho voluntário, portanto, tem seus trabalhos e
    afazeres do dia a dia normalmente, a diretoria da ASSOMAR tem se esforçado para comparecer as reuniões de interesse da comunidade para as quais recebemos os convites.

    ResponderExcluir
  4. Não sei afirmar quem é esse anônimo que respondeu a minha postagem, mas confirmo tudo o que escrevi anteriormente:

    - A ASSOMAR foi representada por 04 pessoas - o vice (Julio Cesar), sua esposa (Catia), o ex-vice da MAUATUR (Sr. Ary Zonis) e um outro diretor (Carlos Roberto - o Carlinhos da Maromba) em reunião ocorrida na sede do Parque Nacional de Itatiaia no dia 19 de outubro.

    - No dia 31 de outubro esses "representantes" receberam mensagem do parque CONFIRMANDO A DATA DA PRÓXIMA REUNIÃO (05/11), quando deveriam ser providas as "contribuições que julgarem necessárias" referentes ao planejamento para ordenamento da área do Escorrega.

    - A ASSOMAR agendou reunião com seus associados somente para a noite anterior a data oficial para entrega das sugestões. Repito, ainda, que houve reunião de diretores aonde o assunto foi discutido sem a participação de outros associados.

    Reconheço as dificuldades da associação de não possuir sede própria, e portanto, não possuir o espaço físico para agendamento de suas reuniões comunitárias. Porém, essa situação já poderia ter sido AMENIZADA se a associação tivesse aceito diversos oferecimentos, já realizados, que facilitariam a divulgação e recolhimento virtual de informações pela Internet.

    A associação inclusive possui em seus quadros, técnico de infomática, proprietário de LAN House que poderia auxiliar nessa organização virtual.

    No entanto, a associação prefere não tomar esse rumo por motivos políticos, para não oferecer espaços, a pessoas que não compactuem com os métodos e direcionamento dados por, o que só posso afirmar ser, um clubezinho de amigos.

    http://www.itatiaia.rj.gov.br/?p=verNoticia&id=134

    ResponderExcluir
  5. Olá! Marcelo
    Me lembro que presenciei você ser convidado para a diretoria da ASSOMAR; na ocasião você foi categórico dizendo que: "Eu prefiro ficar manipulando por traz" e ainda fez os gestos com as mãos como se estivesse num teatro de marionetes.
    Portanto conclui que não quis assumir compromisso perante a comunidade, preferiu ficar com contínuas ferroadas virtuais o que considero uma pena; num lugar tão pequeno existir tanta divergência , essas ofensas e mal entendidos são exatamente o que as autoridades desejam pois assim acabam por tomar decisões sem o consentimento da população, se beneficiando disso.
    Eu, pessoalmente não considero a ASSOMAR "um clubezinho de amigos" acredito que é, até hoje, a única associação de moradores que consegue levar até autoridades as revindicações do povo de maneira democrática e participativa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nena,
      Me recordo perfeitamente de ter dito isso para você, em tom sério, e depois ter te explicado que de acordo com o estatuto da associação eu não poderia assumir cargo eletivo pelo fato de não possuir título de eleitor ligado ao município de Itatiaia. Pena que você, aparentemente, não se recorde de toda a conversa.

      Com relação ao convite para participar da diretoria que você afirma ter presenciado, eu afirmo que você está enganada. Eu recebi a proposta em conversa particular com o atual presidente da ASSOMAR, no estabelecimento comercial dele, e não havia mais ninguém presente.

      Da mesma forma que, poucos meses mais tarde, também em conversas particulares com o atual presidente da ASSOMAR, eu primeiro o avisei que estava providenciando a transferência do meu título eleitoral e depois avisei que o título já estava transferido e que eu estava a disposição para participar da diretoria na eventualidade de abertura de vaga.

      O presidente da ASSOMAR afirmou que na primeira oportunidade, o meu nome seria proposto por ele, imagino que ele tenha tentado, pois já ocorreram algumas mudanças na diretoria, mas como meu acerto com ele haviam sido em particular, fiquei aguardando retorno dele, ou convocação em assembléia para candidatos.

      Mas como nem convocações, ou comunicados, para reuniões tenho recebido, o mesmo ocorre com disponibilização de vagas.

      Marcelo Brito

      Excluir
    2. Marcello Brito

      Em todas as reuniões em que ocorreram as substituições você esteve presente.
      E quando foi questionado se entre os associados presentes na reunião, existiria algum nome que gostaria de preencher as vagas no conselho fiscal, Você nunca se pronunciou, os associados que se colocaram querendo assumir as vagas, foram aceitos por todos os associados presentes.

      *Para ocupar cargos vagos na diretoria e conselho fiscal, o nome de um associado ao se apresentar postulante ao cargo vago. É posto em votação, para ser aprovado pela maioria dos associados presentes. Qualquer associado presente na reunião tem o direito colocar seu nome para votação.O presidente da associação não indica ninguém, apenas cumpre seu papel de por em votação o nome do postulante ao cargo.

      Em relação a convocações

      Veja aqui nesta postagem do blog o exemplo de uma convocação, na qual você até fez comentários.
      *Para esta reunião comunitária foram feitos cartazes, que foram colados nos comércios em Maringá e Maromba (não foram enviados convites por e-mail)

      Excluir