quinta-feira, 29 de novembro de 2012

CACHOEIRA DO ESCORREGA - ASSOMAR REALIZOU ASSEMBLÉIA PARA DEBATER O TEMA COM MORADORES DA REGIÃO DE VISCONDE DE MAUÁ

Cachoeira do Escorrega

No dia 21 de novembro de 2012, as 18 horas aconteceu no Restaurante Coisas do Arco da Velha, localizado na vila de Maringá, reunião convocada pela ASSOMAR (Associação de Moradores e Amigos de Maringá, Maromba, Vales do Pavão e Cruzes) para discutir o projeto do P.N.I. (Parque Nacional do Itatiaia) sobre ordenamento da cachoeira do Escorrega, com possibilidade de fechamento e cobrança de ingresso aos visitantes. 

A direção da ASSOMAR iniciou a reunião fazendo a leitura das atas, das duas ultimas reuniões acontecidas no Parque Nacional do Itatiaia com a participação de representantes da ASSOMAR para discutir sobre ordenamento da Cachoeira do Escorrega, para que todos os moradores  presentes na reunião ficassem sabendo o que foi discutido nas duas reuniões já acontecidas no PNI.

Também foram feitas as leituras de algumas reportagens publicadas em jornais sobre o tema, foi mostrado um desenho da Cachoeira do Escorrega de como seria o ordenamento proposto pela direção do PNI ( Parque Nacional do Itatiaia ), com fechamento e cobrança de ingresso para entrar na cachoeira com a colocação de uma cancela entre o Bar do Geraldo e o Bar do Escorrega (antes da entrada da praça da cachoeira), Cláudio Lopes presidente da ASSOMAR tirou algumas duvidas de questionamentos feitos por moradores presentes, e ainda esclareceu, que desde o inicio das negociações com a direção do PNI, os representantes da ASSOMAR sempre defenderam o acesso livre e gratuito de todos os moradores da região de Visconde de Mauá à cachoeira do Escorrega, e a permanência da feira de artesanato no local.

Após uma breve discussão aberta, entre todos os presentes sobre o tema, foi formulada uma segunda proposta para ser encaminhada, e também à elaboração de um ofício a ser encaminhado a direção do PNI solicitando uma audiência publica na região de Maringá ou Maromba, para que a Direção do PNI ou ICMBio (Instituto Chico Mendes da Biodiversidade) informe melhor os moradores e tragam maiores esclarecimentos  sobre tal projeto no entorno da cachoeira do Escorrega. 
Posta em votação a proposta da Direção do PNI para ordenamento da Cachoeira do Escorrega com fechamento e cobrança de taxa ou de ingresso por parte do PNI aos visitantes, tal proposta foi recusada por unanimidade.

Portão da Propriedade adquirida pelo ICMBio ao lado da cachoeira do Escorrega

Apresentada a segunda proposta elaborada durante a assembleia, que seria, o PNI ou ICMBio, respeitar os limites das cercas e portão hoje já existentes na propriedade adquiria pelo ICMBio, que são ao lado da cachoeira do escorrega, e passar a fazer cobrança de taxa ou ingresso após esse ponto, deixando a praça e a cachoeira do escorrega de acesso livre e gratuito como tem sido há mais de 40 anos, posta em votação tal proposta foi aprovada pela maioria dos presentes, e também foi aprovada proposta de elaboração de um oficio a ser enviado ao PNI, pedindo audiência publica sobre o tema.

Reunião no PNI em  22/11/2012

No dia 22 de novembro de  2012 aconteceu no Parque Nacional  do Itatiaia a terceira reunião entre a direção do PNI, representantes da Prefeitura Municipal de Itatiaia e das associações da região de Visconde de Mauá.  
A ASSOMAR apresentou  proposta elaborada e aprovada durante assembleia, que seria, o PNI, respeitar os limites das cercas e portão hoje já existentes na propriedade adquiria pelo ICMBio, que são ao lado da cachoeira do escorrega, e passar a fazer cobrança de taxa ou ingresso após esse ponto, deixando a praça e a cachoeira do escorrega de acesso livre e gratuito como tem sido há mais de 40 anos. e também entregou ao chefe do PNI um oficio pedindo audiência publica sobre o tema para ser realizada na região de Maringá ou Maromba.


Reunião no PNI em 22/11/2012

4 comentários:

  1. Gostaria de solicitar que fosse mais bem esclarecida no texto, a questão da unanimidade nas votações durante a reunião. O resultado das votações foi, realmente, como descrito no texto, isso, na minha opinião, não é questionável. Só não concordo com a questão da unanimidade, e explico porque:

    Eu, quando votei (pois me abstive da primeira votação e da terceira votação), votei pela proposta alternativa, que não foi citada no texto; aonde a guarita (ou cancela) do parque ficaria no local proposto pelo PNI enquanto que os moradores reinvidicariam a gratuidade (ou um desconto) da entrada nas terças, quartas e quintas-feiras. (Não vou falar por outras pessoas, pois não sei se elas votaram em mais de uma proposta, mas sei que não fui o único a votar nessa proposta alternativa).

    A terceira votação, apesar de concordar com a idéia inicial de uma audiência pública, também me abstive de votar por não concordar com a forma como ela seria proposta para a Câmara Técnica do Conselho do PNI.

    Marcelo Brito

    ResponderExcluir
  2. Um ano já se passou e até hoje a direção do Parque Nacional do Itatiaia ainda não respondeu o ofício da ASSOMAR solicitando uma audiência pública na região de Maringá e Maromba, para que o parque nacional esclareça todos as duvidas dos moradores e apresente o projeto de ordenamento para a cachoeira do Escorrega.
    As duvidas são muitas... mas continuamos sem respostas!

    ResponderExcluir
  3. Acredito que hoje a missão do ICMBio ( Parque Nacional ) é expandir sobre a cachoeira do escorrega forçar a barra e consolidar como de sua propriedade a cachoeira do escorrega e a estradinha de acesso.

    A prefeitura de Itatiaia já foi cobrada e alertada quanto ao problema em reuniões com os secretários de Planejamento e turismo. Enviamos oficio da ASSOMAR ao gabinete do prefeito alertando para que a prefeitura notificasse o parque sobre esses marcos de divisas errados dentro da estrada de acesso a cachoeira do escorrega, que é uma via pública. Vergonhosamente a prefeitura fez vista grossa e nada fez quanto há isso.
    *Após consolidar o domínio da cachoeira do escorrega, fazer as obras de ordenamento estimadas num custo de 4 milhões (dinheiro das medidas compensatórias das obras de asfaltamento da estrada), o parque deverá seguir. Numa segunda etapa do seu plano... Que será, o fechamento da cachoeira e passar a fazer cobrança de ingresso, com os mesmo valores cobrados hoje, para visitar o Parque Nacional do Itatiaia.

    No futuro... com as obras todas prontas e já com a cobrança em pleno funcionamento! Pronto, ai está aberta uma grande oportunidade para... $$$

    É sabido que o parque não tem funcionários o suficiente para manter uma estrutura operacional desse aparato todo em funcionamento. Oportunidade$... Poderá acontecer uma concessão desse atrativo turístico... E o parque por falta de pessoal e material... fatalmente irá ceder a alguma ONG ou Empresa qualquer para explorar o maior atrativo turístico em matéria de cachoeira na região de Visconde de Mauá.

    E ai proto! A maravilhosa cachoeira do Escorrega passa a ser uma propriedade particular.
    Querem preservar ou explorar?

    ResponderExcluir
  4. gente adorei essa cachoeira! e muito bom escorreguei la de cima isso e uma grande criação de DEUS ele é fantástico marvilha

    ResponderExcluir