Solicitar reparos na iluminação pública

sexta-feira, 12 de abril de 2013

ITATIAIA DIVULGA CALENDÁRIO DE EVENTOS PARA 2013


Datas contam com atividades turísticas, culturais, esportivas e religiosas

A Comissão de Eventos da Prefeitura e o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) definiram no primeiro encontro deste ano os eventos que irão compor o calendário de Eventos de Itatiaia. A reunião, realizada na semana passada, na Casa dos Conselhos Municipais, no Centro contou com a presença dos secretários de Turismo, Meio Ambiente e Planejamento, e representantes da Associação de Moradores e Amigos de Maringá, Maromba, Vale das Cruzes e Pavão (ASSOMAR), da Associação Turística e Comercial da Região de Visconde de Mauá (MAUATUR) e do Clube Finlândia.
Abrindo o calendário, dia 21, acontece a cerimônia de chegada da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora. O evento oficial faz parte  da Jornada Mundial da Juventude - JMJ 2013 - e acontecerá no Estádio Municipal Antônio Corrêa, no Centro.
 - Itatiaia será a primeira cidade do Rio a receber esses sinais da fé, que peregrinam desde 2011 no Brasil e foram entregues em 1984,  pelo Papa João Paulo II. E é com muito orgulho e respeito que os receberemos, comemora Roberta Dias, secretária de Turismo.
Entre os dias 30 de maio e dois de junho acontecem as comemorações do aniversário de Itatiaia, com a tradicional Festa da Cidade, que reúne também em sua programação desfile cívico, corrida rústica, campeonato de Motocross, jogos comemorativos, Agrofeira e shows diversos.
Em julho o destaque é o Festival de Inverno, marcado para acontecer entre os dias 19 e 28, em Penedo, Maringá e Maromba, com várias atrações que incluem shows e apresentações culturais.


Agosto começa com o som do ronco dos motores em Penedo, com o IV Encontro Internacional de Motociclistas, entre os dias dois e quatro, e o Evento Mitsubishi Motorsports, no dia 10. Finalizando o mês tem o evento cultural Cinema na Mesa, em Maringá e Maromba, que ainda terá sua data divulgada.
Para quem curte aventuras radicais, setembro reúne eventos como o  Adventure Camp – Desafio das Serras, nos dias 7 e 8, a Caminhada da Natureza, no dia 14, ambos em Penedo, e  Corrida de Montanha, dia 15 em Maringá e Maromba.
Agora aqueles que desejam saborear o melhor da gastronomia local, nos meses de outubro e novembro acontece mais uma edição da Temporada da Truta, em Penedo, Maringá e Maromba.
E para encerrar o ano, o calendário de eventos reservou o Festival de Dança nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, e o Festival A Magia do Natal – Circuito de Arte e Cultura, entre os dias 13 e 31 de dezembro.
- Estamos trabalhando, planejando ações, organizando as datas dos eventos para oferecer o melhor para os moradores e também para os turistas que visitam o município. Alguns eventos são organizados pela Prefeitura e outros tem a  parceria e o apoio dela - completou Roberta Dias

Confira o calendário completo:

13/04 – Agrofeira –  Feira de Agronegócios e Artesanatos
14/04 –  Festival Arte na Praça
21/04 – Chegada da Cruz Peregrina e Ícone de Nossa Senhora – evento inicial da Jornada Mundial da Juventude
01/05 – Festa do Trabalhador – Campo Alegre
04/05 – Baile VAPPU – Clube Finlândia – Penedo
11/05 – Agrofeira – Feira  de Agronegócios e Artesanatos
12/05 – Festival Arte na Praça – Homenagem ao Dia das Mães
30/05 a 02/06 – EXPO ITATIAIA – Festa de Aniversário da Cidade
12/06 a 16/06 – Magia da Montanha – Mês Romântico – Maringá
Junho – Expo Gospel – Centro
19 a 28/07 – Festival de Inverno – Penedo, Maringá e Maromba
26/07 a 28/07 – Festa de Inverno da AMAJI – Jardim Itatiaia
02 a 04/08 – IV Encontro Internacional de Motociclistas – Penedo
10/08 – Evento Mitsubishi Motorsports – Penedo
10/08 – Agrofeira – Feira de Agronegócios e Artesanatos
11/08 – Festival Arte na Praça – Homenagem ao Dia dos Pais
Agosto –  Cinema na Mesa – Maringá e Maromba
 07 e 08/09 – Adventure Camp – Desafio das Serras – Penedo
14/09 – Agrofeira – Feira de Agronegócios e Artesanatos
15/09 – Festival Arte na Praça
14/09 – 7ª Caminhada na Natureza – Penedo
15/09 – Corrida de Montanha – Maringá e Maromba
03 e 04/10 – Projeto ITATIART
12/10 – Agrofeira – Feira de Agronegócios e Artesanatos
13/10 – Festival Arte na Praça – Homenagem ao Dia das Crianças
Outubro a Novembro – Temporada da Truta – Evento Gastronômico – Maringá, Maromba e Penedo
09/11 – Agrofeira – Feira de Agronegócios e Artesanatos
10/11 – Festival Arte na Praça
30/11 e 1°/12 – Festival de Dança
13 a 31/12 – Festival “A Magia do Natal – Circuito de Arte e Cultura”
31/12 – Reveillon



Um comentário:

  1. Maravilhoso. Mas onde estão nossos articuladores culturais? Espero que nossos representantes saibam dar os encaminhamento para que estes eventos tenham a participação popular e sejam claros e representativos para nossa comunidade. Não apenas um pacote pronto que chega por debaixo dos panos.
    Pessoalmente me interessa mais informações sobre:
    -as agrofeiras (uma rolando amanhã e nem sabia).
    -festival de inverno
    -cinema na mesa (dependendo do que a se propõe - lembrem-se que se é pela prefeitura é publico e não apenas para eleitos).
    -Circuito de arte e cultura
    -e o arte na praça.

    Temos publico para a chegada da Cruz peregrina desde que se tenha transporte. Vamos nos adiantando e já reivindico adiantado.

    Espero também que sejam nomeadas pessoas capacitadas para a realização com sucesso de todo calendário e em especial este festival de dança que é um sonho da terra.

    Bom trabalho galera.
    Estou aberto para um bate papo no aguardo do retorno e desde já desejo a vocês um bom trabalho. Aproveito para informar que a itinerância da exposição coletiva "O papel das vilas" continua. Assim levaremos os trabalhos de nossos artistas locais, Galeria do Senado em agosto e continuamos abertos a novas proposta e parcerias. Grato

    ResponderExcluir