Solicitar reparos na iluminação pública

sexta-feira, 10 de maio de 2013

FESTIVAL DO PINHÃO - VISCONDE DE MAUÁ 2013



A Região de Visconde de Mauá já está em clima de festa por conta da programação do Festival do Pinhão, iniciado no primeiro final de semana deste mês, e que conta com apoio da Prefeitura. O evento que valoriza a cultura regional, terá três eventos, são eles: Salão do Pinhão, Festa do Pinhão e Concurso Gastronômico.

   - Através da Lei de Incentivo à Cultura, a Prefeitura apóia esse evento, que tem como objetivo valorizar o Pinhão, um produto típico de Visconde de Mauá e que tem um valor cultural muito importante para nosso município. Moradores e turistas que frequentam a região terão à disposição uma programação diversificada - destaca o presidente da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, Ângelo Tramezzino.

   A programação em Visconde de Mauá já está aberta, com a oitava edição do Salão do Pinhão, que acontece no Centro Cultural de Visconde de Mauá, na Aldeia dos Imigrantes, e apresenta uma exposição temática sobre o Pinhão, com mostra de pinturas, desenhos e esculturas. As melhores peças vão ser escolhidas por júri popular. A mostra fica aberta até o dia 9 de junho, e funciona aos sábados, domingos e feriados, sempre das 10 às 18 horas.


   Já a tradicional XXI Festa do Pinhão, acontece no Campo de Futebol de Visconde de Mauá, entre os dias 17 e 19 de maio, e oferece uma programação musical variada e de qualidade, dentre elas o músico Renato Teixeira. A festa conta com toda uma estrutura de Praça de Alimentação, com comidas típicas feitas a base do Pinhão; segurança; e parque com brinquedos infantis.


  A programação começa na sexta-feira, no dia 17, com abertura oficial, às 19 horas; às 20 horas, acontece uma apresentação cultural regional; e em seguida, às 21h30, um show especial da Orquestra de Violas do Sul Fluminense. O show especial do dia ficará por conta do cantor e compositor Renato Teixeira (23 horas), e a noite será encerrada com show sertanejo da dupla João Lucas e Rodrigo, a partir da 1 hora da manhã.

   No sábado, dia 18, a programação começa mais cedo, a partir das 10 horas, com Hipismo Rural; às 14 horas, acontece um Momento Caipira. À noite, a Festa do Pinhão segue com Apresentação Cultural Regional (19 horas), Shows com Gota Serena (23 horas) e Banda Oito Segundos (1 hora da manhã). No domingo, dia 19, a festa começa ao meio-dia com Almoço Dançante, com a Banda Xoxote; seguido por Apresentação Cultural Regional (16 horas), Shows de MPB Barbra Zinger (19 horas), Moda Universitária (21 horas) e Thiago Oliveira (23 horas).


   O festival seguirá com a 21ª edição do Concurso Gastronômico, entre os dias 24 e 26 de maio, com aulas gastronômicas grátis, com direito a degustação, cujas inscrições poderão ser feitas pelo telefone (24) 3387-2004. Ao todos serão 11 aulas shows ministradas porchefs de cozinha, e também o concurso dos Grandes Chefs, escolhidos pelo voto popular.
   Toda programação do Festival do Pinhão conta com apoio da Prefeitura de Resende, através da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda; Associação Comercial de Visconde de Mauá (ACVM); Associação de Moradores e Amigos de Visconde de Mauá (AMAMAUÁ), Associação Comercial e Turística de Visconde de Mauá (MAUATUR) e patrocínio Master da concessionária CCR NovaDutra.

ATUALIZAÇÃO

Entre os dias 24 e 26 de maio foi realizado o 21º concurso gastronômico de Visconde de Mauá, no sul do Rio de Janeiro. O evento, que faz parte do Festival do Pinhão, reúne chefs de todo o País para formar um júri que avalia pratos de cozinheiros da região.
Os convidados desse ano foram Bruno Cabral (Donostia, SP), Jonatas Moreira (Akuaba, AL), Juarez Campos (Oriundi, ES) e Flavia Quaresma (consultora de gastronomia, RJ).

As receitas vencedoras desta edição foram a entrada de creme de pinhão e cogumelos com focaccia de pinhão, da chef Jussara Nunes (Fazenda do Mel), e o prato principal de coxa de frango com pinhão e miniarroz de quiabo da chef Bríghida Falleiros (Flor de Sal). A sobremesa destacada pelo júri foi a delícia gelada de pinhão, do chef Júlio Buschinelli (Rosmarinus Officinalis), uma tapioca de queijo coalho e doce de leite com sorvete de pinhão.

Além de compor o júri, os chefs apresentaram aulas-show para os visitantes. Cesar Santos (Oficina do Sabor, PE), Tereza Paim (Terreiro Bahia, BA) e Carole Crema (La vie en douce, SP) também participaram dessa etapa do festival, na qual apresentaram receitas com ingredientes típicos brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário