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quarta-feira, 29 de maio de 2013

O VERDADEIRO E O FALSO SOBRE O PINHÃO

A semente da araucária é fonte de proteínas, minerais e vitaminas. 

Versátil, trata-se de uma excelente opção para a estação mais fria do ano.


Saiba quais são as verdades e mentiras sobre o pinhão

Para atingir as necessidades diárias dos nutrientes que o pinhão possui, a indicação é que se consuma entre seis ou dez unidades

Além de ser uma ótima opção para as estações mais frias do ano, o pinhão é fonte de proteínas,minerais vitaminas. Confira abaixo um verdadeiro e falso sobre a semente da araucária:

A semente é rica fonte de nutrientes?

Verdadeiro. O pinhão é um alimento rico em diversos nutrientes importantes para a saúde. Uma porção de 100 g é abundante em proteínas (3,94 g), cálcio (35 mg), ferro (70 mg), fósforo (136 mg) e vitaminas A, B1 e C. No total, serão consumidas 196 kcal e 1,34 g de gorduras.

Quando preparado com pratos doces, perde suas propriedades?

Falso. Na realidade, o pinhão é um alimento muito versátil — podendo ser utilizado em diversos tipos de bolostortas e outros pratos doces. Sua polpa é a parte comestível, e deve ser consumida depois de cozida. O modo de preparo não altera o valor nutricional dele, assim as propriedades continuam as mesmas.

O pinhão cozido pode ser conservado na salmoura?

Verdadeiro. Sim, é verdade que o pinhão pode ser conservado na salmoura; além disso, conservar no vinagre também é uma escolha adequada. Outra opção é cozinhar bem — por sua casca ser dura, esse primeiro passo é fundamental —, descascar e reservar apenas a polpa no freezer. Dessa maneira, ele mantém o sabor e o valor nutritivo no momento do consumo.

A porção diária recomendada é de 100g?

Verdadeiro. O pinhão é uma semente muito apetitosa e tem alto valor alimentício, por ser rico em proteínas e possuir um teor de 50% a 60% de óleo. Para atingir as necessidades diárias dos nutrientes que o pinhão possui, a indicação é que se consuma entre seis e 10 unidades.

É um alimento de baixa caloria?

Falso. O pinhão deve ser consumido moderadamente, uma vez que possui alto teor de gordura: uma porção de 100 g do alimento pode ter até 196 kcal. Ainda assim, seu consumo em quantidade adequada traz diversos benefícios à saúde, como o fortalecimento dos ossos, já que é uma semente extremamente rica em minerais como cálcio e fósforo.


Pode ser consumido como um aperitivo?

Verdadeiro. Uma dica saborosa para se levar em conta naquele momento que estiver preparando o pinhão é cozinhá-lo e deixar somente a sua polpa à mostra, depois deve-se adicionar um pouco de sal, algumas pitadas de orégano e também de pimenta do reino.

Diversos pratos salgados, como o pinhão, são típicos em inúmeras regiões brasileiras, com destaque para a região de Visconde de Mauá, localizada na serra da Mantiqueira entre os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, a qual abriga todos os anos, durante o mês de maio o tradicional Festival do Pinhão quando é realizado o concurso gastronômico com pratos elaborados a base de pinhão e também acontece a Festa do Pinhão de Visconde de Mauá.

Veja também, TV RIO SUL ensina receitas feitas com pinhão:Clique Aqui

Fonte: Revista Viva Saúde, editado por Blog Assomar

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