Solicitar reparos na iluminação pública

quarta-feira, 24 de julho de 2013

INTENSA MASSA DE AR POLAR QUE ATINGE A REGIÃO SUDESTE DEVE PROVOCAR REGISTRO DE TEMPERATURAS ABAIXO DE ZERO NA SERRA DA MANTIQUEIRA

Geada

A intensa massa de ar polar que atinge o Brasil já provocou neve nos três Estados da Região Sul e até em Mato Grosso do Sul. A Capital paranaense e o município de Paranhos-MS, por exemplo, não registravam o fenômeno desde 1975. Já na Grande Florianópolis, o último registro de neve aconteceu em 1955.

O frio avança pelo Sudeste na divisa entre os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (24/07) uma chuva gelada cai sobre a região de Visconde de Mauá na divisa entre os estados do RJ e MG. Agora durante o dia na Vila de Maringá os termômetros marcam 10°C. mas devido a chuva e a umidade a sensação térmica é de bem mais frio

E os moradores da serra da Mantiqueira podem aumentar os casacos por esses dias, pois a previsão é de mais frio e novos recordes, com mínimas próximas de 0°C no sul de São Paulo e em torno dos 6°C no oeste e sul de Minas Gerais. Como há condição para chuva, os meteorologistas não descartam o risco de neve nesta quarta-feira na Serra da Mantiqueira, divisa entre os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. O fenômeno pode ocorrer, por exemplo, nos pontos mais altos como o pico das Agulhas Negras no Parque Nacional do Itatiaia-RJ.

Nevasca no Parque Nacional do Itatiaia 1985
Fotos: reprodução da internet
Segundo o Parque Nacional do Itatiaia, o último registro de neve na região
 ocorreu no Pico das Agulhas Negras, em julho de 2010.

Funcionário há 35 anos da estação de micro-ondas de Furnas Centrais Elétricas, que fica dentro do Parque, ao lado do Pico, Adauto Ribeiro da Silva lembra da última vez que ocorreu o fenômeno, numa tarde gelada de julho três anos atrás. Adauto conta que viu neve na região em 7 anos diferentes e já enfrentou temperatura de -13°C.
De acordo com os meteorologistas, a sensação de frio prosseguirá até o fim da semana.


Fonte: Jornal do Tempo UOL - editado por Blog Assomar

Nenhum comentário:

Postar um comentário