Solicitar reparos na iluminação pública

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

VEREADOR REIVINDICA CÂMERAS DE MONITORAMENTO PARA VISCONDE DE MAUÁ

Visconde de Mauá: mais segura é aprovada
Indicação pede câmeras de monitoramento na região

VEREADOR TIAGO FORASTIERI REIVINDICA CÂMERAS DE MONITORAMENTO 

Uma das regiões turísticas mais conhecidas e procuradas do interior do estado do Rio de Janeiro, a região de Visconde Mauá, em Resende, poderá ter o sistema de segurança ostensiva reforçado nos próximos meses com a instalação de mais câmeras de monitoramento nas vias públicas. Esse é o pedido apresentado à prefeitura pelo vereador Tiago Forastieri (PSC), autor da indicação parlamentar cujo teor recebeu a aprovação unânime do plenário da Câmara Municipal, no final do ano passado.
Através desta indicação, Tiago Forastieri destaca a importância do atendimento da reivindicação pela Superintendência de Ordem Pública do Município, uma vez que as melhorias na área de vigilância pública "são extremamente necessárias para garantir a segurança dos moradores daquela região, formada pelas vilas de Mauá, Maringá e Maromba".

O vereador salientou ainda em sua proposição que, por meio das câmeras de monitoramento, o poder público vai ampliar as condições de segurança aos milhares de turistas de vários estados, "que procuram a região, atraídos pelas riquezas naturais, como rios e cachoeiras de águas cristalinas, trechos arborizados e locais destinados à prática de várias modalidades esportivas, entre elas canoagem, vôo livre e mountain-bike".

- O progresso da região, impulsionado mais recentemente com a construção da estrada parque, precisa ser acompanhado por ações do poder público nos serviços essenciais para que os moradores da região de Mauá tenham os seus direitos de cidadãos preservados. A adoção de medidas preventivas contra a violência é extremamente urgente, diante do desenvolvimento hoje verificado na localidade, motivo pelo qual estamos pleiteando o reforço na instalação de câmeras de segurança como instrumento auxiliar das forças policiais que atuam na comunidade. É preciso oferecer condições de segurança às famílias locais e aos turistas - frisou Forastieri.

Na indicação - que se encontra sob análise da Prefeitura de Resende - o vereador frisa que a explosão do caixa eletrônico ocorrida em Mauá, no começo de dezembro, "se constitui em um demonstrativo inequívoco do quanto às autoridades devem investir mais na vigilância ostensiva daquela região". 
Pelo menos 15 homens participaram da explosão do caixa eletrônico. Antes de cometer esse crime, eles atraíram os policiais do posto local para uma falsa ocorrência em Maringá, através de um telefone anônimo, e aproveitando a ausência dos agentes na unidade de segurança, explodiram o caixa eletrônico e deram várias rajas de tiros de fuzis no final da madrugada de uma segunda-feira, assustando os moradores da vila de Mauá.

Tiago Forastieri ressalta ainda a importância da região para o desenvolvimento sustentável. A região de Visconde de Mauá conta atualmente com 140 pousadas e costuma atrair pessoas de várias regiões do Brasil, principalmente durante a tradicional Festa do Pinhão, que acontece anualmente. No entendimento do vereador, a região é de fundamental importância no trabalho da prefeitura visando incrementar o turismo enquanto atividade econômica.

- A partir da aprovação da indicação que pede as câmeras de vigilância, farei agora gestões junto às autoridades de segurança, entre elas os representantes da Superintendência de Ordem Pública da Prefeitura e a Polícia Militar, no sentido de analisar outras ações que possam reforçar o sistema de policiamento da região de Mauá - disse Forastieri. 


Fonte: Câmara Municipal de Resende

2 comentários:

  1. quem pagará a conta da instalação, manutenção e operacionalização dessas câmeras?

    ResponderExcluir
  2. Se fosse do lado mineiro eu encabeçava uma vaquinha agora mesmo, e tenho certeza que seria bem aceita!!!

    ResponderExcluir