Solicitar reparos na iluminação pública

domingo, 14 de junho de 2015

GOVERNADOR PEZÃO INAUGUROU ESPAÇO DESTINADO AO TURISMO E MEIO AMBIENTE NA REGIÃO DE VISCONDE DE MAUÁ



Governador Pezão Inaugurou espaço destinado 
ao turismo e meio ambiente na região de Visconde de Mauá e anunciou também para julho o inicio das obras de urbanização da comunidade do Lote - 10


Visconde de Mauá, Resende – O governador Luiz Fernando Pezão e o secretário estadual do Ambiente, André Corrêa, inauguraram neste sábado (13) o Espaço de Turismo e Meio Ambiente e a sede administrativa do Parque Estadual da Pedra Selada (PEPS), na região de Visconde de Mauá. Com área de exposições, informações turísticas e auditório, o espaço vai abrigar eventos artísticos, culturais e educativos, em mais uma iniciativa do governo estadual para consolidar a preservação ambiental e o turismo na região.
O governador Luiz Fernando Pezão, que se emocionou com a apresentação do Coral Juvenil do projeto Música nas Escolas no novo auditório, destacou a importância da construção da Estrada-Parque para Visconde de Mauá, uma obra que, apesar das contestações, seguiu todos os aspectos da preservação ambiental em sua execução, incluindo passagens para animais silvestres.
– Esta obra foi um aprendizado para outras obras, como a Estrada-Parque Paraty-Cunha, que devemos entregar até o final do ano. Em Mauá tivemos um somatório de parcerias, que resultou em várias realizações, como este Espaço, que faz jus à simplicidade e à importância de Mauá, um lugar que gosto muito e que frequento várias vezes por ano – disse o governador, que anunciou também para julho o início das obras urbanização da comunidade do Lote 10.
O secretário estadual do Ambiente, André Corrêa, afirmou que o desafio do estado, que já apresenta o menor índice de desmatamento da Mata Atlântica no país, é o de promover o desmatamento zero e restaurar a cobertura vegetal em áreas degradadas. Para alcançar esse objetivo, segundo ele, o investimento em unidades de conservação é fundamental para que os parques não fiquem apenas no papel.
– Além dos investimentos próprios, queremos também trazer novos modelos de gestão, como a parceria público-privada. O Poder Público não consegue chegar a todos os lugares e é necessária a participação de toda a sociedade na preservação ambiental e no desenvolvimento sustentável – declarou.
De acordo com o presidente do Instituto Estadual do Ambiente, Marco Aurélio Porto, a inauguração atende a um pedido do governador logo que assumiu o cargo, no início do ano, assim como a licença ambiental para a estrada Maringá-Maromba, concedida há cerca de um mês.
– No segundo semestre teremos mais duas inaugurações de sedes, a do Parque Estadual Cunhambebe, em Mangaratiba, e a do Parque Estadual da Serra da Concórdia, em Valença – revelou o presidente do Inea.
O secretário estadual de Turismo, Nilo Félix, que destacou a importância da parceria entre os órgãos estaduais e municipais para o funcionamento do Espaço de Turismo, informou que Mauá terá uma nova folheteria destacando as atrações da região. Já o coordenador do Prodetur, Vicente Loureiro, ressaltou que a iniciativa é um exemplo de gestão compartilhada e de foco na sustentabilidade, dada a sua importância tanto para a o turismo regional como para a preservação ambiental.
Para o prefeito de Resende, José Rechuan Junior, que cedeu o terreno para a construção do Espaço, a Estrada-Parque (trecho da RJ 163 entre Capelinha e Visconde de Mauá) é importante para o desenvolvimento do ecoturismo em Mauá, e é um exemplo das realizações que o governo estadual vem promovendo. “O que vem sendo feito em Visconde de Mauá é um grande exemplo, não somente para esta região, mas para todo o Brasil”, afirmou.
Com área de 990 metros quadrados, o Espaço de Turismo e Meio Ambiente custou R$ 3,5 milhões, recursos do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), coordenado pela Secretaria de Estado de Obras. A obra incluiu a urbanização do entorno, formado pela Rua Presidente Wenceslau Braz e diversas alamedas.
O novo centro cultural e ambiental está sendo comemorada pela comunidade, como é o caso do morador Albano Paz, da Associação Pé na Trilha. Após um curso de seis meses, promovido pela Prefeitura, ele está atuando como voluntário em ações de educação ambiental, como a limpeza de trilhas e acompanhamento de visitações de estudantes da região. “Estas atividades fazem com que a comunidade conheça melhor e valorize as trilhas e atrações de Mauá”, disse Albano.
A solenidade também contou com as presenças do secretário de Estado de Obras, José Iran Peixoto Júnior; do diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Inea, Paulo Schiavo; do administrador do Parque Estadual da Pedra Selada, Rodrigo Rodrigues, além de deputados, prefeitos e secretários municipais.



Fotos: Turismo Resende

Nenhum comentário:

Postar um comentário