quarta-feira, 15 de julho de 2015

MUNICÍPIO IRÁ ASSUMIR A GESTÃO DAS ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ESGOTO EM MARINGÁ E MAROMBA

Prefeitura de Itatiaia irá assumir todo sistema de 
tratamento de esgoto nas vilas de Maringá e Maromba

Estação de Tratamento de Esgoto da Vila de Maringá 

Nesta quarta-feira (15) o prefeito de Itatiaia Luis Carlos Ypê, esteve na rádio Itatiaia FM respondendo perguntas dos ouvintes sobre diversas questões municipais, durante a entrevista o prefeito anunciou que a prefeitura irá assumir a gestão das estações de tratamento de esgoto nas vilas de Maringá e Maromba.

O prefeito Luis Carlos Ypê, disse que a partir de agosto, a Secretaria Estadual do Ambiente e o INEA (Instituto Estadual do Ambiente) vão transferir para a prefeitura de Itatiaia toda a gestão e manutenção do sistema de tratamento de esgoto das vilas de Maringá e Maromba. Serão duas estações de tratamento de esgoto, três elevatórias e rede de coleta que a partir de agosto ficará sob a responsabilidade e gestão do município de Itatiaia, por isso a partir de agosto até dezembro iremos manter uma equipe da prefeitura fazendo toda a manutenção e gestão das estações de tratamento de esgoto em Maringá e Maromba. E a partir do ano que vem, talvez no inicio de janeiro vamos contratar uma empresa para fazer toda a manutenção do sistema de tratamento de esgoto em Maringá e Maromba. Para se ter  ideia no investimento, o custo mensal ficara em torno de oitenta ou cem mil reais por mês. As propostas que chegaram na prefeitura, em termos de cotação de preços, são de cem mil reais por mês, mas, na licitação, com a disputa pode abaixar um pouco o custo, então já estamos orçando para o ano que vem um custo de cem mil reais por mês para manutenção do sistema de esgoto na região de Maringá e Maromba, para ter uma ideia, nenhum governo ao longo dos últimos anos investiu tanto na região de Maringá e Maromba, com isso de alguma maneira estamos valorizando a qualidade de vida. E já na próxima semana terei uma reunião com André Correia (secretario estadual do ambiente), para definir tudo, e a partir de agosto a prefeitura assumir essa responsabilidade de gerir as estações de tratamento de esgoto em Maringá e Maromba, finalizou o prefeito. 

As Estações de Tratamento de Esgoto das vilas de Maringá e Maromba, entraram em operação no ano de 2011, quando o INEA contratou a empresa Águas do Brasil para fazer manutenção nas redes de esgoto, elevatórias e operar o sistema nas duas estações de tratamento de esgoto. Inicialmente o INEA iria operar o sistema somente por dois anos, tempo previsto para que a prefeitura de Itatiaia obtivesse meios para assumir todo o sistema, mas, os anos foram passando e até hoje o INEA foi quem operou o sistema de tratamento de esgoto na região.

Na última terça-feira (13) representantes do INEA, Prefeitura de Itatiaia, Ministério Público e da empresa Águas do Brasil, estiveram vistoriando as redes de esgoto, elevatórias e estações de tratamento de esgoto nas vilas de Maringá e Maromba.   

8 comentários:

  1. Agora acabou de ferrar com o resto!! O que já está ruim vai ficar uma MERDA...LITERALMENTE!!!

    Sônia Diniz

    ResponderExcluir
  2. Simples assim!

    Mayara Carvalho

    ResponderExcluir
  3. Este sistema foi mau projetado, superfaturado e ainda por cima nem funciona direito! Só serviu para acabar com o asfalto, e em vários lugares não fizeram ligação nas casas! Sem contar quando chove volta tudo pra dentro das casas das pessoas!!!
    Na casa da minha avó ficava tudo inundado literalmente de "merda", porque voltava tudo! Procurou os responsáveis e como sempre um joga a culpa no outro, então ela teve que contratar uma pessoa pra desligar essa porcaria e religar no sistema dela. antes que ainda pegasse alguma doença por conta disso!!!
    E até hoje me pergunto, se o lado de MINAS ninguém caga???
    porque fizeram esse fuzue e do lado de minas NADA????

    Nixon Diniz

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Penso que algumas casas que estão abaixo ou no mesmo nível da rede de esgoto, até para evitar problemas, não deveriam ser ligadas na rede, deveriam continuar com o já conhecido sistema de fossa, filtro e sumidouro. Observo que nestes anos que o sistema de gestão foi gerido pelo INEA+Água das Agulhas Negras não foi bom, pois a empresa contrata para fazer o serviço (Água das Agulhas Negras), não aceitava os pedidos de reparos ou solicitação para desentupimento de rede feito por moradores, e vivia fazendo o jogo de empurra tirando o dela da reta o tempo todo, na maioria dos casos nem os pedidos feitos pela prefeitura essa empresa acatava, já que a empresa era contrata pelo INEA (Governo do Estado), e me parecia que achavam que não precisavam dar satisfações a ninguém, o INEA não fiscalizava. E ai quando tinha algum entupimento não fazia o serviço que acabava sobrando para prefeitura que era cobrada pelos moradores para resolver o problema. Temos que ficar atentos e acompanhar esse processo de troca da gestão, procurar saber todas as informações para que a próxima empresa a ser contratada, agora pela Prefeitura de Itatiaia melhore o serviço, a operação do sistema e que faça todas as manutenções necessárias e não cometa os erros que a empresa Águas das Agulhas Negras sempre fez. Penso que a Águas das Agulhas Negras tava sucateando o sistema por falta de manutenção e zelo com o investimento feito para tratar o esgoto em Maringá e Maromba. Afinal o INEA, que contratou essa empresa não fiscalizava como era realizado o serviço da empresa contratada para operar o sistema.

    Cláudio Lopes

    ResponderExcluir
  6. Medaaaaa!!!!!!!!!

    Juliana Mello

    ResponderExcluir
  7. Não entendi a colocação do Prefeito Luis Carlos. A prefeitura irá contratar técnicos habilitados para operar as estações? E as análises de controle serão realizadas em qual laboratório? Penso que a empresa deveria ser contratada neste momento?

    Solange Santos

    ResponderExcluir
  8. Essa mudança de gestão no sistema de tratamento de esgoto da região, feita tipo a jato... onde o governo do estado transfere a responsabilidade para a prefeitura, deve ser para desonerar o caixa do INEA, o governo do estado está transferindo um custo para o município e economiza alguns trocados... já que esse ano o governo RJ esta cortando custos alegando redução na receita. Torço que seja uma mudança para melhor, se o município contratar uma empresa mais responsável e passar a fiscalizar o serviço... até pode melhorar, já que a empresa Águas das Agulhas Negras hoje gestora do sistema, sempre cagou e andou para as reclamações feitas pelos moradores das vilas de Maringá e Maromba. No momento existem três pontos em que a rede de esgoto está entupida vazando esgoto pela rua mas a empresa não está nem ai...
    Mas poderiam esperar para fazer a transferência de responsabilidade somente após a prefeitura de Itatiaia realizar a licitação para para definir a contratação de uma nova empresa de saneamento para assumir o sistema.

    Cláudio Lopes

    ResponderExcluir