Solicitar reparos na iluminação pública

sábado, 29 de agosto de 2015

SEM INVESTIR EM RESERVATÓRIOS VILA DE MARINGÁ JÁ SOFRE COM FALTA DE ÁGUA



Bomba-relógio: Sem reservatórios e se São Pedro não ajudar, vila de Maringá

  poderá ficar sem água.



O mês de agosto que está terminando, já ficou marcado pela falta de água em comércios residências da vila de Maringá (parcela Itatiaia). A rede de água que abastece o centro da vila de Maringá está sem pressão, diversas casas e comércios que tem suas caixas d’água nas partes mais altas da vila, tem ficado sem água por diversas horas durante o dia.

Os anos passam,sai prefeito entra prefeito, troca-se o chefe do poder executivo e nenhuma providência é tomada. O crescimento acelerado dos últimos anos e a falta de planejamento por parte da prefeitura de Itatiaia na questão de abastecimento de água, poderá causar o efeito de torneiras secas nós próximos dias.



Mas, em tempos de crise hídrica e de poucas chuvas, muitos moradores não se deram conta que a falta de água pode atingir á todos em Maringá, muitos continuam gastando muita água sem se preocupar em economizar, lavam ruas, calçadas e varandas com água escorrendo á vontade.  



Nunca é tarde para aprender e poupar água

No chuveiro
Evite tomar banhos muito demorados: a cada minuto no boxe esvaem-se seis litros de água. Cinco minutos debaixo do chuveiro, ou 30 litros, são mais do que suficientes.
No banheiro
Não use o vaso sanitário como lixeira ou cinzeiro, porque, além de gastar mais água, os objetos despejados ainda podem causar grandes entupimentos na rede. 
Procure manter o mecanismo de descarga sempre bem regulado para evitar o desperdício. Verifique tanto o tampão do ralo, que quando muito velho frequentemente deixa água escapar, quanto a "boia" que cessa o enchimento. Modelos mais novos a dispensam.

Feche a torneira enquanto escova os dentes ou faz a barba. Uma única pessoa pode economizar 1,9 milhão de litros de água ao longo da vida se corrigir esse hábito - e um casal consciente na pia do banheiro consegue, nesse tempo, poupar o equivalente a três piscinas semiolímpicas.
Ao fechar a torneira, certifique-se de que ela não ficou pingando. Ao longo de um ano, esse pinga-pinga desperdiça, pelo menos, 16 mil litros de água tratada.
Na cozinha
Feche a torneira enquanto estiver ensaboando a louça. Uma forma também de economizar é colocar água com detergente até a metade da pia e deixar a louça e os talheres de molho durante um tempo. Depois de ensaboar, encha a pia com água limpa e enxágue tudo de uma vez.
Nem pense em despejar óleo de cozinha na pia: 300 ml, quantidade mais que suficiente para fritar bolinhos ou batatas, são capazes de inutilizar até cinco mil litros - além de causar mau cheiro.
Lavando roupas
Deixe acumular roupa para lavar de uma só vez. Só ligue a máquina quando ela for ficar cheia. Esqueça o ciclo longo! A maioria das máquinas hoje permite que você programe para apenas um re-enxágue após a retirada do sabão e antes da centrifugação. Produtos também estão se adaptando a lavagens rápidas.
No tanque, mantenha a torneira fechada enquanto ensaboa e esfrega as roupas. Aproveite a água que usou para ensaboar as roupas para lavar o quintal.
Com o carro
Para lavar o carro, opte por usar balde e pano, evitando o uso de mangueira. Isso deve ser feito sempre, principalmente durante o período de estiagem.
Na calçada
Na hora de limpar a calçada de sua casa, use vassoura e balde com água. "Varrer" o passeio com a mangueira só traz mais desperdício: em 15 minutos, o gasto chega a 280 litros.
No jardim
Para regar plantas, é preferível usar um balde de água ou mesmo o velho regador. Em gramados muito extensos, utilize o "esguicho-revólver", que permite cortar o fluxo da torneira, bem mais econômico do que a mangueira de borracha tradicional.
Na piscina
Sempre que a piscina não estiver sendo utilizada, ponha uma cobertura, como a de lona. A perda por evaporação diminui até 90%. Em uma piscina de tamanho médio, dá para ganhar 3.785 litros de água - ou o bastante para abastecer uma casa com quatro pessoas por um ano e meio.

Um comentário:

  1. enquanto isso vejo, por diversas vezes, gente lavando a calçada e a rua com mangueira...triste...

    ResponderExcluir