Solicitar reparos na iluminação pública

terça-feira, 16 de agosto de 2016

Prefeitura adia concorrência de manutenção das Estações de Tratamento de Esgoto da Região de Maringá- Maromba


A Prefeitura de Itatiaia publicou hoje (16), aviso de revogação da Concorrência Publica que tinha como objetivo a contratação de empresa de serviços, manutenção e operação do sistema de esgoto sanitário das Estações de Tratamento de Esgoto das vilas de Maringá e Maromba. O motivo alegado para revogação da Concorrência é a queda de receita municipal, a administração optou por realizar os serviços com mão de obra própria.



As ETEs desde a inauguração ficaram por mais de três anos sob a responsabilidade do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), em agosto de 2015 o Inea repassou á prefeitura de Itatiaia a responsabilidade de gestão das duas ETEs, ao assumiu a gestão do sistema de esgoto o prefeito de Itatiaia na época (Luis Carlos Ypê), informou que em janeiro de 2016 a prefeitura iria realizar concorrência para contratar uma empresa especializada em saneamento para operar todo o sistema. Um ano já se passou e até hoje a prefeitura não contratou nenhuma empresa especializada para operar as duas ETEs, e desde então a prefeitura opera o sistema com mão de obra própria, mas essa operação realizada pela prefeitura tem se mostrado ineficaz. Não precisa ser especialista em saneamento para perceber o estado precário de funcionamento das ETEs e das elevatórias, pois as bombas tem apresentado problemas constantes sem manutenção, o mau cheiro próximo as estações de tratamento é cada vez pior, a ferrugem e corrosão que tomam conta das ETEs são vistos por toda parte, as lampadas de ozônio para matar bactérias da água não funcionam há anos e outros equipamentos estão fora de operação.
Como pode isso, varias cidades lutam para receber verbas estaduais ou federais para investir em saneamento e aqui na região de Maringá-Maromba (Itatiaia), com as obras iniciadas no ano de 2008 foram vários milhões investidos na construção das Estações de Tratamento de Esgoto, redes de coleta de esgoto e elevatórias. Agora poucos anos depois todos os milhões de reais investidos nas obras, já estão indo para o ralo devido a irresponsabilidade e falta de competência de alguns gestores. E a total falta de consideração e zelo com o cidadão que paga os impostos é urgente a necessidade de providências para que não se perca tudo o que foi investido em saneamento nas vilas de Maringá e Maromba.
Em 46 dias os eleitores terão a oportunidade de escolher novos representantes nos poderes executivo e legislativo, é prudente ter muita calma, paciência para avaliar bem os candidatos antes de fazer a escolha dos nomes que irão ocupar as cadeiras na câmara de vereadores, e no gabinete do prefeito, uma escolha errada terá como consequência quatros anos de arrependimentos e dificuldades. Aqueles que não tem o menor zelo e cuidado para com as necessidades do cidadão não merece nem mesmo atenção.



Nenhum comentário:

Postar um comentário