Solicitar reparos na iluminação pública

sexta-feira, 14 de abril de 2017

Eduardo Guedes completa 100 dias de governo em Itatiaia


Eduardo Guedes afirma que trabalha de forma silenciosa

Com estilo reservado, prefeito diz que prefere fazer para depois mostrar os resultados

ITATIAIA 

Nesta semana o prefeito de Itatiaia reservou espaço na agenda para fazer um balanço dos primeiros 100 dias de governo, marca atingida na última segunda-feira, 10, bem como citar as dificuldades enfrentadas, ações realizadas, conquistas e projetos previstos para sequência da gestão municipal. Eduardo Guedes, o Dudu (PMDB), foi eleito com 8.383 votos, correspondendo a 43,26% dos votos válidos.

Com um perfil menos midiático, mas com senso de urgência, Eduardo Guedes afirma que prefere não olhar para o retrovisor e lançar toda a culpa, do estado crítico que pegou a Prefeitura, nas costas de seus antecessores. Dudu diz que, desde os primeiros dias de gestão vem trabalhando de forma reservada, como é seu etilo, mas intensa. Sem ações midiáticas, mas focado em colocar a casa em ordem e dar prosseguimento aos projetos burocráticos, porém, essenciais para captação de recursos em busca de melhorias nas principais áreas da cidade como Saúde, Obras e Educação.
 
Em se tratando de conquistas, na área da Saúde, Dudu ressalta ganhos significativos. “Conseguimos zerar a fila de esperar para os pacientes que necessitavam, desde 2015, de realizar exames de tomografia e ultrassonografia. Conseguimos comprar um equipamento de extrema necessidade para as gestantes acompanharem seus filhos e fazer um pré-natal seguro. Cumprimos a demanda judicial de atender os cidadãos que precisavam de medicamentos, e ainda reforço que já licitamos, e no início do segundo semestre, teremos a farmácia municipal com todos os medicamentos básicos para atender a população”, revela o prefeito.
 
Ainda na Saúde, Dudu reforça que ainda neste primeiro semestre será construído um novo telhado para o hospital municipal. “Fizemos o projeto, buscamos a captação de recursos por meio de emendas parlamentares, em que conseguimos, recentemente, R$ 450 mil para o hospital municipal e conseguimos dobrar esse valor, com mais uma emenda que já está na cidade, para continuarmos trazendo melhorias para o hospital”, pontua Dudu esclarecendo a questão da regularidade do hospital. “Estamos em processo final para resolvermos definitivamente a questão da documentação que legitima o nosso hospital municipal. Inadmissível, gestores passados não terem resolvido problemas básicos da saúde de Itatiaia. Vou colocar o Centro Cirúrgico para funcionar também ainda no primeiro semestre, mas enfatizo que isso será possível após resolvermos a documentação do hospital, pois estamos trabalhando no princípio da legalidade de transparência”, frisa.

Quando perguntado sobre o que foi feito nos primeiros 100 dias na educação, Eduardo Guedes dispara. “Estamos em processo final do projeto de construção de duas creches para Itatiaia. Ainda no primeiro semestre iniciaremos a construção. Os bairros Jardim Itatiaia e Vila Maia serão as contempladas com as unidades que atenderão as demandas de pais e mães que precisam que seu filho fique em um local seguro e crescer como cidadão. Não queremos fazer o que fizeram nos últimos anos, depósito de crianças. E já adianto mais, ainda este ano, estamos com o projeto também finalizado e recurso garantido, para a construção de uma creche em Penedo para desafogarmos as demandas por lá também”, revela. 

Segundo Dudu, neste período foi necessário para tomar ciência da dimensão dos problemas que enfrentará na área de Educação e planejar suas ações com cautela, como as obras da escola no bairro Nova Penedo que em breve serão retomadas. “Não iremos desperdiçar dinheiro público. Iremos retomar as obras dessa escola tão importante que é a Nova Penedo. Obra está abandonada em governos passados que iremos concluir e colocar para funcionar em breve. São ações que já está no nosso planejamento para serem executadas em um curto espaço de tempo. Ainda vou ampliar a creche de Maromba. Essa é outras obra que irei fazer ainda este ano”.
Quando o assunto é infraestrutura urbana, o prefeito assume a responsabilidade de aplicar os investimentos não feitos em Itatiaia nos últimos anos. Ele declara que a recuperação asfálticas das vias é necessária. “Asfalto é prioridade das prioridades no meu governo. Minha conversa com o Governo do Estado, com deputados, com as empresas, é sempre pedindo melhorias para a cidade. O asfaltamento nunca sai de pauta e busco pedir melhorias sempre. Conseguiremos este ano verba para o asfaltamento da Wanderbilt Duarte de Barros, a estrada que leva ao Parque Nacional. Conseguimos fracionar todo o trecho, e neste fracionamento, a distância que liga a rodoviária de Itatiaia até o Centro de Visitantes do Parque Nacional será beneficiada com esse serviço”. Sobre atuar na manutenção de uma estrada federal, Dudu é enfático: “Não posso ficar parado vendo o turista indo embora da cidade porque a estrada que dá acesso a um dos maiores atrativos do nosso município está em má condições de uso. Já fui buscar investimento e vou trazer. Eu sou um tipo de político, e isso aplico na minha vida, que não gosto de falar para fazer. Eu gosto de fazer para mostrar que é possível quando se tem boa vontade”, declarou.

Recentemente, uma das grandes ações do governo Dudu foi o desassoreamento do Rio das Pedras, em Penedo, onde em parceria com o Governo do Estado foi possível dar início a recuperação do trecho de 7 km do rio com o trabalho de desassoreamento. Em tempo de chuva o rio transborda trazendo prejuízos aos comerciantes locais. A obra ficou por muito tempo paralisada, mas a atual gestão conseguiu economizar para os cofres da Prefeitura em média R$450mil para realização desta obra.
Outra grande conquista de Guedes, nestes 100 dias de governo, foi conseguir duas passarelas para Itatiaia, onde uma será implantada no bairro Vila Flórida e outra no bairro Jardim Itatiaia.


Fonte: A Voz da Cidade 


Nenhum comentário:

Postar um comentário